terça-feira, 20 de novembro de 2012

O SOFRIMENTO!!!


Muitas das vezes, as pessoas julgam o ser humano por ser gordo demais ou magro ao extremo, sem ao menos pensar que no fundo há uma explicação, pois ninguem quer ser tão magro ou gordo, por querer, entao vamos conhecer um mal que atinge muitos, e que as vezes nem desconfiam que tem.
Os sintomas da Tireoide.
Depressão, ganho de peso, dificuldade para engravidar e até queda de cabelo. Problemas tão diferentes que, na verdade, podem ter a mesma causa: o mau funcionamento da glândula tiróide.
Para quem já ouviu falar, a tireóide é uma glândula endócrina, em formato de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço e essencial para o funcionamento harmônico do organismo.
Os hormônios por ela liberados, T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), regulam o metabolismo, ou seja, o conjunto de reações  necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos e funções vitais. "Quando essa pequena glândula desafina, começam os problemas", explica o endocrinologista Flavio Madruga, de São Paulo Se a produção dos hormônios tireoidianos cai bastante, a pessoa passa a manifestar cansaço, depressão, aumento de peso,  pele seca, prisão de ventre, diminuição da freqüência cardíaca, entre outros sintomas. Nesse caso, ela sofre de hipotireoidismo. Por outro lado, se a tireóide acelera, há uma produção excessiva de T3 e T4, o que leva ao hipertireoidismo, distúrbio caracterizado por insônia, taquicardia, perda de peso abrupta, irritabilidade e falta de concentração.

Diagnóstico
O especialista diz, ainda, que uma eventual disfunção da tireóide pode ser detectada por meio da realização de um ultra-som da glândula e de um exame de sangue específico, que avaliará a dosagem de um terceiro hormônio, denominado TSH - produzido pela hipófise e diretamente relacionado aos hormônios tireoideanos -, além dos próprios T3 e T4. "O ideal é que o diagnóstico seja precoce. Se estiver no início, o controle fica facilitado e o paciente ganha em qualidade de vida",
afirma Flavio Madruga.

credito: cyberdiet

Nenhum comentário:

Postar um comentário