sábado, 28 de julho de 2012

Máscara facial têm ação profunda e trazem benefícios à pele; entenda como elas funcionam.

Além do hidratante e do creme antiidade é possível recuperar a vitalidade da pele do rosto com as máscaras faciais. O cosmético garante uma ação mais profunda e prolongada de seus benefícios. O motivo? “A forma de aplicação contribui para a ação prolongada, já que o produto fica em contato com a pele na concentração mais alta e por mais tempo. Sem contar que a formulação é confiável, por conta do controle de qualidade da indústria”, explica a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo. “As máscaras possuem uma concentração maior de ativos, a oclusão formada pela camada que se forma sobre a pele promove estímulo da circulação, e facilita a penetração dessas substâncias, levando a resultados eficazes”, complementa a dermatologista Solange Teixeira, colaboradora do departamento de cosmiatria e oncologia da Universidade Federal de São Paulo.

Outra vantagem desses cosméticos é agirem de maneira bem específica. Segundo Solange Teixeira, elas podem ser utilizadas para diversos benefícios como hidratar a pele, fechar os poros, aumentar a luminosidade, controlar a oleosidade, diminuir vermelhidão, entre outros. “Sua aplicação ainda favorece resultados mais imediatos e pode auxiliar procedimentos pré-peeling, acalmar a pele no período pós-peeling e pós-limpeza de pele”, resume a especialista. Para a esteticista Roseli Siqueira, do Centro de Estética Integrada de São Paulo, que leva o seu nome, e há mais de dez anos desenvolve máscaras naturais e industrializadas, esse cosmético é eficiente para qualquer alteração da pele: olheiras, acne, sulcos, cansaço, oleosidade excessiva e bolsas na área dos olhos. “Bastam 15 minutos e a cútis apresenta um aspecto muito mais jovem, renovado”, garante a cosmetóloga.


Efeito coadjuvante
A indicação varia de acordo com a necessidade da pele, mas geralmente as máscaras devem ser usadas uma ou duas vezes por semana ou a cada 15 dias. Mas isso não exclui a aplicação do hidratante ou creme antiidade usados no dia a dia. “Os cremes causam um estímulo diário e, de um modo geral, são formulados com vários princípios ativos. No caso das máscaras, é diferente, há uma predominância de poucos ativos, porém utilizados em alta concentração”, explica Patrícia Ritttes. “E o uso das máscaras também não substitui os cuidados diários com a pele como limpeza, hidratação, e principalmente a proteção solar”, destaca Solange Teixeira.

De olho no rótulo
São tantas as substâncias das máscaras industrializadas que é preciso ser objetiva na hora de escolher a ideal.  A dermatologista Patrícia Rittes sugere alguns ativos: “Para uma boa hidratação o produto deve ter ácido hialurônico, por permitir que a célula absorva e retenha mais água. Para proteger a pele do envelhecimento, vale conferir se há vitamina C, um dos maiores antioxidantes que existe, funciona como uma vassourinha que manda embora os radicais livres; e para revigorar, basta verificar se contém ácido retinoico, substância que auxilia na produção de colágeno”, explica. Entre os ativos campeões para controlar a oleosidade está o ácido salicílico, que por ser secativo e antiinflamatório, controla a produção de gordura da cútis. “Hamamélis, própolis e melissa também são adstringentes e previnem a acne. Para acalmar a pele, uma máscara deve conter extratos vegetais de camomila, calêndula, azuleno ou aloe vera e por fim, para nutrir e manter a cútis saudável, basta verificar se o produto possui de vitaminas A e E, elastina ou chá verde”, completa Solange Teixeira. Já a cosmetóloga Roseli Siqueira destaca principalmente o poder das flores, do ouro, dos aminoácidos e do chocolate. “Quando o cacau é aplicado na pele, ele libera endorfina através dos nervos sensoriais. Essa endorfina libera neuropeptídeos que na prática trazem a sensação de bem-estar. Esse processo atua como um colágeno natural, aumentando as fibras de sustentação da pele”, esclarece.


 DESCANSO | Máscara Facial Botanical Effects, Mary Kay. À base de argila, foi formulada com um complexo botânico especial combinado a extratos de flor de frangipani e lírio de água. Age na limpeza dos poros, proporcionando uma pele fresca, renovada e totalmente descansada. Preço sugerido: R$ 49,00

Tônico facial! Parte importante do cuidado diário com a pele; saiba como usá-lo.


Se você pula a segunda etapa do combo de beleza diário “limpeza + tonificação + hidratação” está na hora de mudar de atitude. “Tônicos faciais ajudam a normalizar o pH da pele alterado por sabonetes e outros limpadores, deixando a tez pronta para receber a hidratação”, resume a dermatologista Luciana Lourenço, de São Paulo.
Hoje, há um bônus na função do tônico, afinal a maioria dos produtos conta com propriedades que podem contribuir na penetração dos ativos dos cremes usados depois deles ou que auxiliam no controle da oleosidade, por exemplo. “De quebra, a tonificação remove as impurezas que o sabonete não conseguiu alcançar e, em alguns casos, dão uma mão para a hidratação e estimulam a produção de fibras que dão sustentação à pele”, acrescenta Cristiano Tárzia Kakihara, dermatologista de São Paulo.
Bula
Use o produto de manhã e à noite, logo após a higienização do rosto. “Embeba um disco de algodão com quantidade suficiente”, alerta Cristiano. Ao invés de  esfregar, aplique delicadamente o líquido do nariz em direção às extremidades da face, evitando o contato com os olhos.
Para escolher o tônico adequado, leve em consideração o seu tipo de pele. Existe um específico para as normais, mistas, oleosas e secas, cada um com ativos que respeitam as características de cada uma e propiciam melhora global do aspecto da cútis. “Quem está com a pele sensível – que geralmente se irrita, resseca ou fica avermelhada por motivos sutis, como mudança de clima – pode pedir ajuda para o dermatologista na hora da escolha, afinal os tônicos para essa condição costumam ser desenvolvidos com componentes para peles normais, com uma acentuação dos princípios ativos com ação anti-inflamatória”, avisa Cristiano. Nesse caso, os dermocosméticos (vendidos apenas em farmácias) ou manipulados podem ser uma boa solução.

TÔNICO X ADSTRINGENTE

Adstringentes são tônicos que contêm substâncias específicas para o tratamento da pele oleosa, como o ácido salicílico citado anteriormente, embora muitos não façam distinção da nomenclatura. “O adstringente controla a oleosidade e não pode ser usado por quem tem pele seca”, adverte Luciana. Lembre-se que mesmo quem tem pele oleosa, precisa de hidratação, pois excesso de sebo não significa quantidade suficiente de água. Então, complemente a limpeza e a tonificação (mesmo que ela seja feita com adstringente) com um hidratante para o seu tipo de pele. De manhã, o filtro solar é indispensável
Na lista de ingredientes dos bons tônicos, você pode procurar ácidos salicílico e glicólico e enxofre, se a sua pele for oleosa. Para peles normais, o ácido hialurônico e extratos de chá verde, camomila e calêndula são recomendados. Para as peles secas, aposte nos tônicos com agentes calmantes, Aloe Vera e livres de álcool. As fórmulas para peles mistas trazem um mix desses ingredientes.
“No mais, geralmente recomendamos que o tônico seja da mesma linha que o limpador, pois muitas vezes o sabonete precisa que o tônico finalize seu trabalho com a correção do pH. Assim, produtos de marca igual conseguem resultados complementares”
Como exemplo o Tônico da Linha Botanical da marca Mary Kay.

Tônico Refrescante Botanical Effects, Mary Kay. Proporciona sensação suave e refrescante. Com ativos botânicos. Preço sugerido: R$ 29,00

Tendência!



maquiagem está sempre se renovando a cada estação e assim novas tendências aparecem, dessa vez o resgate da make anos 80 aparece com força total e já faz a cabeça das mulheres  antenadas no mundo fashion . Algumas celebridades já desfilam por aí com suas sombras até a sobrancelha ,uma referência retrô que marcou os anos 80.
Apesar de ser uma produção fashion esse tipo de make deve ser usada somente à noite .A sombra até a sobrancelha ganhou uma releitura para essa nova temporada, e se você que usar essa tendência deve então usa-la de forma discreta e com sombras em cores sóbrias.
As sombras até a sobrancelha marcaram presença recentemente nos desfiles das marcas Chanel, Coca-Cola Clothing e TNG. A atriz Emma Stone também aderiu à moda e já apareceu desfilando com a make do momento.

  • Para fazer a make em casa você precisa de :
soro fisiológico, BB Cream, base, corretivo, pó facial, fixador de sombra, pigmento cobre, pigmento caramelo, rímel preto, sombra marrom, blush bronze, blush rosado, iluminador, batom coral, rímel incolor e pincéis.
Primeiro, limpe a pele com soro fisiológico e aplique BB Cream por todo o rosto usando a ponta dos dedos. Em seguida, disfarce as imperfeições com base, corretivo e finalize com uma leve camada de pó para deixar o visual mais homogêneo.
Em seguida aplique uma camada de fixador nas pálpebras antes da sombra. Pegue um pouco do pigmento cobre com brilho.E com ajuda de um pincel deposite o produto na região dos olhos. Sem esfregar, espalhe até a altura da sobrancelha. Caso prefira usar sombra preta, passe apenas até a pálpebra e esfume até o alto. Agora com uma sombra mais escura aplique por cima e bem rente aos cílios superiores para realçar.
Agora é preciso usar uma cor de sombra clara para ser aplicada logo abaixo da sobrancelha e iluminar o look. a sugetão é usar um tom de caramelo.Agora capriche na máscara para cílios, em seguida misture o primeiro pigmento cobre com um pouco do fixador e passe embaixo dos olhos com um pincel fino. Siga até o canto interno dos olhos. Depois da última etapa do pigmento, é hora de aplicar o rímel nos cílios inferiores.Para finalizar o make, espalhe um pouco de iluminador nas têmporas com leves batidas com os dedos. Aplique o blush bronze e o gloss e pronto !





fonte : Uol Mulher